top of page

Lista de cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde é atualizada

Agência Nacional de Saúde Suplementar atualizou ontem (24) o rol, incluindo um total de 61 novos procedimentos, entre exames terapias, cirurgias e medicamentos.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de atualizar o seu rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A lista, que é atualizada a cada dois anos e inclui os procedimentos mínimos obrigatórios de cobertura dos planos de saúde, passou a contar com mais 61 novas tecnologias em saúde – 46 destas correspondentes a medicamentos e as outras 15, exames, terapias e cirurgias. As mudanças, aprovadas ontem (24), serão encaminhadas para publicação no Diário Oficial da União e passam a valer um mês após publicadas.


Entre as novas coberturas mínimas obrigatórias estão 24 medicamentos para tratamento de câncer, 21 para doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes - entre elas psoríase, asma e esclerose múltipla – e um para patologia que leva a deformidades ósseas.


Foram incluídos, ainda, exames, terapias e cirurgias para diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, do intestino, coluna, pulmão, mama, entre outras, além de tratamento de hemodiafiltração online – procedimento indicado para pacientes com doença renal crônica em estágio avançado e cardiopatias.


Por outro lado, a ANS deixou de fora da cobertura obrigatória alguns procedimentos sugeridos para inclusão, entre eles, a cirurgia para pacientes com Diabetes Tipo 2 – indicada quando não há o controle da doença por meio de medicamentos.

A última atualização do rol de Procedimentos e Eventos em Saúde fora realizada em 2018 e deveria ter sido renovado ano passado.


Confira lista completa dos novos procedimentos de cobertura obrigatória:


Enteroscopia do Intestino Delgado com Cápsula Endoscópica

Exame para diagnóstico de sangramento intestinal de causa obscura