Covid-19: Fiocruz lança materiais de orientação para evitar contágio nas festas de fim de ano

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de lançar uma série de materiais com orientações para evitar a transmissão da Covid-19 durante as festividades de fim de ano. Os documentos – três cards e uma cartilha -, têm como título “Preservar a vida é o melhor presente neste fim de ano” e estão disponíveis no site da instituição (clique aqui). A dica número um é que as comemorações sejam realizadas, preferencialmente, em casa, entre os que ali residem. Para aqueles, no entanto, que, mesmo em meio à pandemia, resolverem receber convidados ou festejar fora de casa, o material educativo deixa claro que “nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19”, mas traz orientações para diminuir os riscos.


O uso de máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo e a distância de, pelo menos, dois metros, entre os participantes são algumas das orientações. Abraço e aperto de mão também devem ser evitados. A cartilha ainda orienta que sejam escolhidos, para as comemorações, locais abertos ou bem ventilados – evitando-se o uso de ar condicionado.


Lavar, constantemente, as mãos com água e sabão e usar álcool em gel também estão entre os principais cuidados durante as festividades.7


O material elaborado pela Fiocruz alerta para aqueles que apresentem sintomas da Covid-19 – com ou sem o diagnóstico – ou tiveram contato, nos últimos 14 dias, com alguém que tenha sido infectado. Esses devem manter o isolamento domiciliar. “Não convide pessoas para sua casa, não faça visitas, nem frequente eventos”, orienta.


Acesse, abaixo, os materiais.

cartilha_cuidados_final-de-ano_2020-12-1
.
Download • 1.31MB
_card-1_cuidados_final-de-ano_2020-12-14
.
Download • 338KB
_card-2_cuidados_final-de-ano_2020-12-14
.
Download • 646KB
_card-3_cuidados_final-de-ano_2020-12-14
.
Download • 407KB

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo