USUÁRIO DO SUS CONSEGUE, NA JUSTIÇA DIREITO A MEDICAÇÃO DE ALTO CUSTO FORNECIDA PELO ESTADO

Liminar atendeu pedido da Aduseps e deu prazo de 15 dias para que Governo de Pernambuco forneça, todo mês, medicação ao paciente, diagnosticado com doença hematológica grave.


Por Anderson Maia- Assessoria de Imprensa Aduseps


A Justiça garantiu, a um homem de 32 anos, usuário do Sistema Único de Saúde, o fornecimento de uma medicação de alto custo para tratamento de uma doença crônica hematológica. A liminar, concedida na 5ª Vara da Fazenda Pública do Recife, deu um prazo de 15 dias para que o Estado de Pernambuco garanta o tratamento– que deve ser realizado todo mês – ao paciente, sob pena de arcar com uma multa diária de R$ 500 caso descumpra a ordem.


Diagnosticado com Trombocitemia Essencial, doença que provoca o aumento persistente de plaquetas do sangue, o paciente recebeu indicação médica para uso do medicamento Anagrelida – que custa, em média, R$ 3 mil, a caixa. Ao tentar obter a medicação por meio da Farmácia do Estado, o paciente fora informado de que o fármaco se encontrava indisponível e de que não havia precisão para chegada de novos lotes. Restou, então, como única alternativa recorrer ao Poder Judiciário.


O caso chegou à Aduseps através da sua Ouvidoria Popular da Saúde Pública, projeto que presta assistência inclusive, jurídica – gratuita aos usuários do SUS vítimas de negligência por parte do Poder Público.


“O direito à saúde é uma garantia constitucional e uma responsabilidade dos entes federativos. Inclusive, de forma solidária, consoante sumulado pelo próprio TJPE (Súmula 018) e a vasta e segura jurisprudência neste sentido”, citou a liminar em favor do paciente. A Súmula citada, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, diz que “é dever do Estado-membro fornecer ao cidadão carente, sem ônus para este, medicamento essencial ao tratamento de moléstia grave, ainda que não previsto em lista oficial”.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Rua Henrique Dias, 145, Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50.070-140
(81) 3423-0540 / 3139-8501
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube