Entrevista nesta sexta (05), na rádio CBN Recife, coordenadora da Aduseps orientou população a procurar clínicas, consultórios e laboratórios apenas em casos de extrema urgência.
Em entrevista, na tarde desta sexta (05), à rádio CBN Recife, a coordenadora executiva da Aduseps, Renê Patriota, opinou sobre a retomada dos serviços de consultas, exames e diagnósticos em clínicas particulares, prevista para a próxima quinta (11). A médica e advogada avaliou que ainda é cedo para o retorno, uma vez que Pernambuco ainda se encontra em estado crítico no que diz respeito a infecções e mortes pela Covid-19. “É preciso que haja muito cuidado com essa reabertura por conta de um efeito rebote (termo usado para definir a volta de sintomas após o término de um tratamento)”, alertou.
Renê lembrou, ainda, a atual situação do Estado no que diz respeito à oferta de leitos de UTI na rede pública de saúde. “Estamos, hoje, com, praticamente, 70 pessoas aguardando leitos só para casos de Covid, mais de 100 no geral e mais de 18 crianças na fila para UTI neonatal e pediátrica. Ou seja, já estamos em colapso”, denunciou.
Renê aproveitou a ocasião para aconselhar os cidadãos a procuraram as unidades de saúde – a exemplo dessas que retomarão seu funcionamento a partir da próxima semana – apenas em casos de extrema urgência. “Só em situações que tenha, realmente, necessidade. Cirurgias eletivas podem esperar, ninguém deve se colocar em risco, nem os profissionais de saúde e nem os pacientes”, pontuou.
Confira a entrevista completa:
Comments