O que é uma Liminar?

Um juiz só pode decidir algo em um processo após ouvir as duas partes, certo?
Errado. Existe uma exceção.
Por trabalharmos com processos relacionados à saúde, procedimentos médicos e até medicações, grande parte das nossas ações são de urgência.
As ações de urgência, como o próprio nome diz, não podem esperar. Muitas vezes, o que está sendo discutido naquele processo pode salvar a vida de uma pessoa.
Nesses casos urgentes, quando apresentamos uma necessidade de uma decisão rápida, juntamente com provas e boa argumentação jurídica, é possível que o juiz decida ouvindo só uma das partes.
Essa decisão é chamada de “decisão liminar”.
Pense assim: há uma janela de tempo muito curta para que o juiz dê essa decisão; caso ele não dê, a situação pode ser irreversível; caso ele dê e, lá no final do processo, entenda de forma diferente, isso pode se resolver em forma de indenização.
A questão financeira pode ser discutida e revertida, mas em relação à vida de alguém, não pode haver demora na hora da decisão.
Então, quando ouvir falar em liminar, é isso que significa: uma decisão urgente no início do processo, que pode ser dada mesmo sem ouvir a outra parte.