top of page

Justiça manda Hapvida autorizar cirurgia de urgência para bebê de apenas um mês

Correção em virtude de uma hérnia no testículo esquerdo fora negada pela operadora. Liminar, proferida no último dia 1°, deu-se em resposta a ação proposta pela Aduseps


Um bebê de apenas um mês de vida, que necessita ser submetido a uma cirurgia de urgência em decorrência de uma hérnia no testículo, teve o direito à cobertura do procedimento pelo seu plano de saúde concedido pela Justiça. A Hapvida, condenada em decisão liminar proferida no último dia 1°, terá que autorizar o procedimento, conforme requisição médica. A ordem judicial deu-se em resposta a ação proposta pela Aduseps em favor do menor.


O menor, diagnosticado com hérnia inguino-escrotal e criptorquidia esquerda – que ocorre quando o testículo, nos últimos meses de vida intra-uterina, não migra do interior do abdômen, onde é formado, para a bolsa escrotal -, teve indicação médica para realização da cirurgia de correção, sob risco de encarceramento da hérnia. Mesmo diante da urgência, a Hapvida não autorizou a cobertura para o procedimento. “Eles não apresentaram justificativa alguma, apenas mantiveram-se inertes diante da solicitação”, explica Fátima Ivelone, advogada da ação à frente da ação.


Embora a resposta da Justiça tenha sido satisfatória no sentido de obrigar a Hapvida a cumprir com a sua obrigação de cobrir a cirurgia do segurado, a advogada explica que entrou com recurso em virtude de não ter sido fixada multa na hipótese de descumprimento. “se não houver uma sanção, dificilmente o plano irá cumprir. Por isso, se faz necessário que recorramos”, finaliza Fátima.

55 visualizações0 comentário
Rua Henrique Dias, 145, Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50.070-140
(81) 3423-0540 / 3139-8501
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page