JUÍZA MANDA ESTADO TRANSFERIR, IMEDIATAMENTE, JOVEM COM TRAUMATISMO CRANIANO GRAVE PARA UTI

Em mais uma ação na Justiça contra o Estado de Pernambuco, em razão da falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva nos principais hospitais públicos da Região Metropolitana do Recife, a Aduseps obteve decisão favorável para um jovem de 26 anos, internado no Hospital da Restauração com quadro de traumatismo craniano grave. A liminar, concedida na última sexta-feira (14), na 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, determinou que o Governo providencie, imediatamente, o internamento do paciente em qualquer leito de UTI, seja da rede pública ou particular conveniado ao Sistema Único de Saúde – tudo custeado pelo réu -, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1 mil.


A juíza Milena Flores Ferraz Cintra, que assinou a decisão em favor do paciente, citou, entre outros dispositivos legais, as Súmulas 18 e 51 do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que tratam da obrigação do Estado em prestar a devida assistência aos usuários do serviço público de saúde. “Some-se a isso que é do conhecimento deste juízo, bem como de toda a sociedade, a precariedade dos serviços de saúde prestados pelo ente estatal; faltando vagas em leitos dos hospitais públicos, ficando, por vezes, os pacientes aguardando atendimento médico no chão dos corredores dos nosocômios”, acrescentou a magistrada.


A liminar reforçou, ainda, que o direito à saúde deve ser satisfeito com o tratamento mais adequado, recomendado pelo médico que acompanha o paciente – no caso em questão, o internamento em UTI, indicado pelo médico assistente, porém, não cumprido pelo Estado em razão da falta de leitos.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Rua Henrique Dias, 145, Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50.070-140
(81) 3423-0540 / 3139-8501
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube