top of page

Idosa obtém, na Justiça, direito a cobertura de medicamento para osteoporose severa

Liminar deu prazo de três dias para Unimed Recife fornecer o tratamento, de forma contínua, a cada seis meses, conforme prescrição médica.


Impetrada no último dia 05, uma antecipação de tutela (liminar) determinou à Unimed Recife que autorize, no prazo de três dias, o fornecimento de uma medicação de uso contínuo para uma idosa de 91 anos, com quadro clínico de osteoporose severa e com riscos de fraturas. A operadora deve, ainda, conforme a decisão, garantir à consumidora todas as demais providências necessárias ao cumprimento da indicação médica, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 500, limitada ao dobro do valor do medicamento, em caso de descumprimento.


O medicamento, de nome Prolia 60mg, a ser ministrado em intervalos de seis meses, foi indicado para tratamento da osteoporose da idosa no primeiro semestre do ano passado, quando foi realizada a primeira infusão. Ao se dirigir ao Núcleo Especializado em Oncologia e Hematologia para realizar a segunda etapa, a paciente foi surpreendida com a negativa de cobertura por parte da Unimed Recife, sem qualquer justificativa – já que a beneficiária sempre esteve quite com as mensalidades do plano, atualmente em mais de R$ 1.400.


Com o auxílio da Aduseps, a idosa tentou resolver o impasse de forma administrativa, por meio de ofício, sem resposta alguma da operadora. A Associação ingressou, então, com uma ação junto ao Poder Judiciário em favor da paciente, tendo obtido êxito no pedido.

514 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Rua Henrique Dias, 145, Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50.070-140
(81) 3423-0540 / 3139-8501
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page