top of page

Estado de PE é condenado, em liminar, a transferir jovem para UTI no Hemope

Ação de urgência proposta pela Aduseps na tarde de ontem (11) obteve decisão favorável no mesmo dia.


Em mais um exitoso trabalho de parceria entre sua Ouvidoria Popular da Saúde Pública e departamento jurídico, a Aduseps conquistou, para uma jovem de 24 anos, vítima de AVC isquêmico e anemia falciforme, ordem judicial para que o Estado de Pernambuco providencie sua imediata transferência UTI no Hemope, conforme solicitação médica. A liminar, proferida no fim da tarde de ontem (11), mesma data em que a Associação ingressou com ação judicial em favor da paciente, foi assinada pelo juiz Djalma Andrelino Nogueira Júnior, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital.


Internada no Hospital da Restauração há cerca de quatro meses, em razão de uma crise de convulsão – posteriormente, diagnosticada com AVC isquêmico -, a jovem permaneceu, inicialmente, na UTI do hospital. Um mês depois, foi transferida para a Unidade de Cuidados Especiais de Neurocirurgia do local, onde permaneceu até a presente data no aguardo de vaga de leito de UTI no Hemope, já que, segundo seu médico, já se encontra em alta neurológica, necessitando, agora, de tratamento para anemia falciforme.


“Durante nosso plantão da Ouvidoria no HR, quando costumamos palestrar para os acompanhantes de pacientes acerca dos direitos dos cidadãos nos serviços públicos de assistência à saúde, a mãe da jovem abordou-nos e falou que, há meses, tentara conseguir a transferência da filha para UTI no Hemope. Encaminhamo-la, então, ao departamento jurídico da Aduseps, que, de imediato, ingressou com ação na justiça, em razão do grave estado de saúde da paciente, e, felizmente, obtivemos a liminar no mesmo dia. Vamos, agora, de posse da ordem judicial, lutar para o cumprimento”, afirma Carlos Freitas, ouvidor da Aduseps.

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Rua Henrique Dias, 145, Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50.070-140
(81) 3423-0540 / 3139-8501
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page