top of page

Aduseps alerta sobre a Sífilis em palestra para comunidade

Palestrantes esclareceram sobre a prevenção e tratamento da doença e distribuiram material educativo e preservativos


A Aduseps levou, na manhã de hoje (27), ao Palácio da Criança e do Adolescente – espaço, mantido pela Associação, que serve como casa de acolhimento para famílias em situação de vulnerabilidade -, uma série de orientações acerca da sífilis, doença sexualmente transmissível capaz de acarretar sérias complicações à saúde, mas que possui prevenção, diagnóstico e tratamento simples. A equipe palestrante, composta por duas integrantes da entidade, alertou acerca das modalidades da patologia, bem como a forma como é transmitida e como prevenir-se dela. Também houve distribuição de material informativo e de preservativos.


“É um trabalho de suma importância, tendo em vista que a população precisa começar a pensar na prevenção dessa doença. Nós, da Aduseps, que já realizamos trabalho semelhante na orientação acerca da Tuberculose, também nos engajamos nessa iniciativa, a fim de levar as pessoas a se prevenirem, usar camisinha para não contrair a sífilis, que traz risco até mesmo ao bebê, durante a gestação”, afirma Márcia Andrada, coordenadora administrativa da Aduseps e uma das palestrantes.


O trabalho faz parte do projeto Mãe Coruja, iniciativa conjunta da Unicef, Prefeitura do Recife e Casa das Asas que tem por objetivo a prevenção da sífilis congênita, infecção transmitida ao feto em qualquer momento da gestação. Apenas no Recife, entre os anos de 2017 e 2019, foram registrados 1.884 casos de sífilis congênita.


“Abordamos a forma como ela á transmitida, o tratamento, as fases da doença e a questão da sífilis congênita, quando passa da mãe pro bebezinho, podendo trazer sequelas para a criança, como cegueira ou até mesmo óbito. Falamos, ainda, da prevenção, por meio do preservativo e a forma como é transmitida a doença”, acrescentou Laís Letícia, enfermeira e integrante da Aduseps, que também palestrou na ocasião.

49 visualizações0 comentário
Rua Henrique Dias, 145, Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50.070-140
(81) 3423-0540 / 3139-8501
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page